Fornos de Algodres volta a viver as festas em honra de Nossa Senhora da Graça nos próximos dias 21, 22 e 23. A novidade é que, este ano, a organização das festividades cabe à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários local (AHBVFA).
Antes, as festas eram promovidas pelo Município, que sentiu dificuldades devido aos cortes orçamentais do Governo. O presidente da Câmara Municipal, José Miranda, referiu que a decisão foi tomada após uma reunião com a Associação Humanitária e a Associação Desportiva de Fornos de Algodres, tendo os Bombeiros assumido a organização.
O presidente da AHBVFA, Álvaro Melo, afirmou que esta instituição, “ao assumir as Festas de Nossa Senhora da Graça, representa uma efectiva parceria com o Município e com as gentes de Fornos de Algodres, por forma a que estes festejos, com muito sentido para as pessoas, não deixassem de se realizar”. “No entanto, a concretização desta iniciativa vai permitir, esperamos nós, o encaixe de alguma receita para a Associação, de modo a face às despesas com os incêndios florestais e aquisição de algum equipamento, assim como na comparticipação da recuperação do primeiro carro de combate a incêndios desta instituição, que se encontra em fase de restauro, datado de 1964,conhecido como a “velhinha Bedford”, afirmou.
Álvaro Melo apela à população para que, “apesar de um programa simples, mas feito com muito sacrifício, participe activamente nas festas da nossa terra, as Terras de Algodres”.
Três dias de actividades
As actividades começam na manhã de sábado, dia 21, com o VI Torneio de Paintball Fornos de Algodres. Às 18.30 horas realiza-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Graça da Capela para a Igreja da Misericórdia e, às 20h, dá-se a abertura do recinto das Festas, no Mercado Municipal. Na primeira noite actuam os Trio Odemira e Lua Cheia, seguindo-se uma “Caipirinha Party” com o DJ NeoType.
No domingo, dia 22, há saudação à Vila pela Batuta da Alegria, seguida de Missa na Igreja da Misericórdia e procissão, pelas 11 horas. Da parte da tarde há animação no Mercado Municipal, com o Grupo de Cantares da Casa de Pessoal da Câmara de Fornos de Algodres, Rancho Folclórico e Grupo Típico “Os Capelenses”. À noite, o baile volta a ser com o grupo Lua Cheia, subindo também ao palco o artista brasileiro Amaury Ribeiro.
Faco votos que estejam a correr bem e com muita assistencia. Um abraco a todos os bombeiros e bombeiras, toda a direccao, mas especialmente ao meu amigo Alvaro Melo
ResponderEliminarO meu bem - haja a todos quantos participaram nas Festas de N. Sr.ª da Graça, a população aderiu e os bombeiros agradecem. Quero realçar o momento musical pela Escola de Música da A.H.Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres - um sucesso. Precisamos é de mais gente.
ResponderEliminarÁlvaro Melo
Parabens aos Bombeiros e sua direccao!
ResponderEliminarUm abraco dalgodrense.