Idosos do concelho de Fornos de Algodres estão a frequentar, pela primeira vez, um programa de actividade física regular, devidamente orientado, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e a elevação da sua auto-estima. Este projecto, denominado “FornosVIDA”, é dirigido aos munícipes com idade igual ou superior a 50 anos, ou com idade inferior, desde que reformados.
Organizado pela Câmara Municipal, em parceria com as Juntas de Freguesia e instituições particulares de solidariedade social aderentes, o programa “FornosVIDA” pretende reduzir os factores de risco relacionados com o processo de envelhecimento, combatendo a inactividade e o sedentarismo e diminuindo, em simultâneo, o crescente isolamento desta faixa etária, através da sua integração social.
Actividades acompanhadas por técnico superior
No âmbito desta iniciativa, um técnico com formação superior em Educação Física e Desporto está a deslocar-se, semanalmente, aos locais definidos pelas entidades aderentes, a fim de ministrar as actividades regulares, que abrangem diversas modalidades: ginástica, boccia adaptada, caminhadas, dança, entre outras. Além disso, as pessoas que demonstraram interesse começaram, no passado dia 15, a frequentar a Piscina Municipal para aulas de Hidroginástica e Hidroterapia devidamente orientadas.
Como complemento, a população idosa terá também a possibilidade de, uma vez por mês, participar em acções pontuais nas áreas da segurança, nutrição, workshops e rastreios médicos.
18 instituições aderentes, mais de 300 participantes
Segundo o Município de Fornos, a iniciativa regista, neste momento, mais de 300 participantes. Dezoito instituições do Concelho já aderiram a este projecto, sendo obrigatória a apresentação de uma declaração médica que ateste as condições para a realização de actividade física.
Sem comentários:
Enviar um comentário