quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fornos de Algodres, Gouveia e Seia juntos pelo Queijo

Seia vai ser o primeiro município a receber a Grande Feira do Queijo Serra da Estrela intermunicipal, certame promovido em conjunto pelos Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia.

A união de esforços dos três municípios pretende valorizar o Queijo da Serra da Estrela enquanto produto regional de excelência criando uma grande feira anual organizada num dos Concelhos que contribua decisivamente para a promoção e valorização do tecido produtivo ligado à produção e comercialização do Queijo Serra da Estrela.

A iniciativa decorrerá durante os próximos três anos (2011, 2012, 2013), uma edição por Concelho, e para o efeito as datas foram sorteadas pelos autarcas durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa que determinou o seguinte calendário:

2011 - Seia

2012 - Gouveia

2013 – Fornos de Algodres

A promoção de um certame anual promocional do Queijo Serra da Estrela será uma parceria intermunicipal no âmbito das autarquias da NUT III Serra da Estrela que para o efeito acordaram cooperar tendo em vista três objectivos essenciais:

_ Organizar um evento temático supra municipal promotor do Queijo Serra da Estrela;

_ Fomentar a notoriedade do Queijo Serra da Estrela e salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno regional;

_ Promover a comercialização e a certificação do Queijo Serra da Estrela.

As parcerias intermunicipais e o desenvolvimento de sinergias potenciadoras de desenvolvimento regional estão na base da união de esforços entre os três municípios, sendo a promoção de uma grande Feira do Queijo da Serra da Estrela uma acção concreta nesse sentido.

Álvaro dos Santos Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, indica que “este é um momento histórico, pois a promoção de uma Grande Feira do Queijo Serra da Estrela intermunicipal é um tema recorrente há anos. Agora está dado o passo concreto para que o Queijo da Serra tenha uma acção promocional em larga escala, com notoriedade e com impacto nacional”. O autarca de Gouveia reitera ainda que “esta é uma iniciativa dos três municípios (Fornos de Algodres, Gouveia e Seia) mas que está aberta a todas as parcerias num espírito valorativo do Queijo da Serra enquanto produto e sector de actividade”. “A salvaguarda da tradição e a promoção de um nicho específico de actividade característico da Serra da Estrela é um dos objectivos que nos une” afirma o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia.

Associado ao projecto, apresentado em Gouveia a 14 de Junho, está também a intenção de financiar as iniciativas que para o efeito irão reunir equipas dos três municípios na construção de um projecto sólido.

Carlos Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia explicou que “a promoção de uma Grande Feira do Queijo Serra da Estrela intermunicipal visa ganhar escala, para promover um produto único”. “Assumimos cooperar no intuito de promover e desenvolver as nossas comunidades criando dimensão para um produto que nos identifica”.

Já para José Miranda, Presidente da Câmara de Fornos de Algodres, “a união dos três municípios (Fornos de Algodres, Gouveia e Seia) é representativa de uma comunhão de interesses e valorativo do território já que nestes três Concelhos se centra uma grande maioria da produção do Queijo Serra da Estrela”. “Sabemos ter o apoio do Sr. Secretário de Estado da Agricultura para uma iniciativa que pode estimular a produção do Queijo Serra da Estrela”.

A união de esforços das três autarquias surge no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela que foi criada em 21 de Janeiro de 2009 e tem como objecto a participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional e local, designadamente no âmbito do QREN. Da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela fazem parte os Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia.

in radio F

2 comentários:

  1. Ao fim de tantos anos, parece que deram ouvidos ao presidente da Câmara de Fornos. Aleluia.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente o Presidente da Camara de Fornos, teve alguem que ouviu a ideia que defende ha muito tempo, mas parece que a sorte esteve contra nos no sorteio!

    Um abraco dalgodrense

    ResponderEliminar