sexta-feira, 1 de abril de 2011

Portagens na A25 é «machadada» para o interior

Portagens na A25 é «machadada» para o interior







José Miranda denuncia contradições do Governo na aplicação de portagens
José Miranda denuncia contradições do Governo na aplicação de portagens
O presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres considera que a introdução de portagens na auto-estrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso) constitui uma «machadada» para o interior do país. «É mais uma machadada para o interior, feita por quem tem sempre na boca o interior», afirmou, em declarações à Lusa, o autarca José Miranda (PSD). Acrescentou que a medida do Governo «vai penalizar ainda mais o interior do país», alegando que «vive-se um clima de recessão económica e qualquer imposto adicional às despesas de qualquer cidadão» vem agudizar a situação. «Numa zona do interior como a nossa, os ordenados são mais baixos e há menos emprego», apontou o autarca, para salientar que o pagamento de portagens originará dificuldades económicas a quem utiliza aquela autoestrada que foi construída em regime de SCUT (Sem Custos para o Utilizador). Exemplificou dizendo que a Câmara Municipal a que preside possui cerca de vinte funcionários que residem em Viseu e utilizam diariamente a auto-estrada A25. José Miranda também está contra as portagens naquela via que serve o seu concelho, integrado no distrito da Guarda, por verificar que a construção da A25 «foi um alargamento» do antigo IP5, denunciando que «os custos que o Estado teve com ela são completamente diferentes daqueles que teve com as auto-estradas construídas de raiz». Por outro lado, diz não compreender que o custo por quilómetro seja, pelas indicações que possui, «dos mais caros que existe em Portugal», situação que considera «incompreensível». «Em vez de haver uma discriminação positiva para regiões onde há dificuldades para as pessoas viverem», o Governo aumenta essas dificuldades com a introdução de portagens, declarou. O autarca de Fornos de Algodres disse que a aplicação de portagens na A25, a partir de 15 de abril, é «um facto consumado», não restando outra alternativa a não ser «a indignação, por o PS sempre ser um partido contra as portagens». Referiu que o primeiro-ministro «está em contradição» nesta matéria, porque em campanha eleitoral disse que aquela auto-estrada «nunca teria portagens».


in Porta da Estrela

1 comentário:

  1. Concordo com tudo quanto o Presidente Miranda afirma. Ao mesmo tempo constacto, que a Camara Municipal tem 22 (vinte e dois) funcionarios a residir em Viseu, e pena que estas pessoas pensem que so somos bons para lhes dar trabalho, e ja nao somos bons para lhes dar residencia.
    Numa terra pequena como a nossa, mais vinte e duas familias aqui a residir, iriam contribuir bastante para o seu engrandecimento!

    Um abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar