quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Comunicado da Juventude Social Democrata de Fornos de Algodres

Juventude

Social Democrata

Comissão Política de Secção de Fornos de Algodres

A Comissão Política de Secção de Fornos de Algodres, torna publica as seguintes declarações:


1 – Decorrido um ano das eleições autárquicas, a JSD de Fornos de Algodres quer enaltecer todo o esforço e empenho do executivo camarário eleito pelo Partido Social Democrata. Relembramos que, numas eleições, são várias as listas candidatas mas só existe uma vencedora, e, mais uma vez o nosso candidato Dr. José Miranda, recebeu a confiança da esmagadora maioria dos fornenses. Era a melhor e a única opção nestas eleições, tal como tem sido desde há 12 anos.

Os tempos são difíceis; o actual Governo Socialista fez cortes atrás de cortes e os municípios Social Democratas, como o nosso, sofrem essas mesmas medidas de forma exponencial. Basta lembrar os largos milhares de euros de prejuízo que o Governo causou ao nosso Concelho ao não aprovar o plano de reequilíbrio financeiro no prazo definido por lei.

É preciso, desta forma, uma grande força de vontade para lutar contra todas as adversidades expostas, mas temos a dizer que, força, coragem e sentido de responsabilidade, são adjectivos que não faltam às pessoas que representam a Social Democracia em terras de Fornos de Algodres. São estas as únicas armas que usamos, tendo como munições a verdade e o respeito pelo eleitorado fornense. Não compactuamos com aqueles que procuram passar um atestado de ignorância aos nossos concidadãos. A essência da democracia diz que esta é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos; não nos esqueçamos que o povo é soberano, e o povo de Fornos de Algodres é inteligente e sabe dar valor a quem o tem.

2 – A JSD de Fornos de Algodres quer, também, felicitar o militante da nossa concelhia - Hugo Miranda - não só pela sua recente eleição como vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD e desta forma ser o primeiro militante do distrito da Guarda a exercer tal cargo político, mas também porque nos mostramos solidários com uma das bandeiras que carrega e defende como ninguém - o interior - e, inerentes a esta bandeira, as desigualdades regionais e sociais que têm vitimizado a nossa região.

Funções de destaque não se adquirem do nada, conquistam-se com respeito e muito trabalho, e a JSD de Fornos de Algodres tem o orgulho de dizer que está na linha da frente no que concerne a fazer política de verdade.

Deixamos de parte todo o folclore do mundo da blogosfera, onde os visados não podem responder, e onde os que fazem acusações não dão a cara. Não achamos digno que se procure fazer política escondido por detrás do anonimato. Dessa forma, é fácil acusar e insinuar, sem que se possa ser responsabilizado; este não é um princípio da JSD, e este não é o caminho que queremos traçar na nossa geração.

Desse mundo saem imputações de cuja confirmação, passado um ano, continuamos à espera: continuamos à espera do dito fiscal nomeado pelo Governo Socialista que venha tomar conta da nossa Câmara Municipal e, desta forma, passe por cima da base da democracia e esqueça a vontade do povo de Fornos de Algodres; ou então das provas da divida dos 40 milhões, ou das pretensas ilegalidades do Hotel da Serra da Esgalhada???, A JSD não compactua com demagogia política e declarações “anónimas” meramente eleitoralistas.

Da mesma forma, a JSD rejeita o exibicionismo da solidariedade e da luta contra a pobreza pensando apenas em resultados políticos. Nós elogiamos sim, os que ajudam o próximo de forma discreta.

3 – Como já pudemos referir, temos um executivo que merece todo o nosso apoio e confiança, e que nos garante a execução escrupulosa do programa eleitoral ao qual nos comprometemos com os nossos habitantes; quando dizemos comprometemos, é com um sentido de responsabilidade próprio, pois também nós colaboramos e nos revemos neste projecto a 100%; o papel da JSD Fornos de Algodres passa por assegurar que esse mesmo programa seja cumprido, pois, assim, também nós veremos as nossas ideias a serem postas em prática.

A JSD de Fornos de Algodres não procura o protagonismo fácil ou barato. Procuramos, sim, garantir um país onde não só os jovens tenham um futuro, mas também onde os idosos tenham um presente.

No seguimento desta ideia, a JSD de Fornos de Algodres tem o orgulho de, no último congresso nacional da JSD, ter iniciado, em colaboração com toda a distrital da guarda, um movimento contra a inclusão das bolsas de estudo no decreto-lei 70/2010, diploma legislativo que veio lançar um rol imenso de constrições ao acesso a prestações sociais. Este decreto, contemplaria, entre outras injustiças, as seguintes situações: os estudantes poderiam perder acesso à bolsa de estudo apenas por o avô ter um complemento solidário para idoso; a contrario, também o facto de um avô beneficiar do complemento solidário para idoso seria prejudicado por o neto ter acesso a uma bolsa de estudo, cortando-lhe o complemento solidário.

Isto não é justiça social, isto é um desastre social. Se a intenção do Governo PS fosse concretizada, 30% dos jovens que no ano passado eram considerados carenciados, este ano iriam deixar de ser; isto seria cortar as pernas aos jovens em relação ao futuro.

Nós agimos: Ricardo Morgado, Presidente da CPS de Gouveia, foi o nosso porta-voz, o congresso foi unânime e, graças à força e irreverência da JSD, sensibilizámos o Partido, e a deputada Vânia Jesus deu também voz à JSD na Assembleia da República. Graças ao voto da JSD/PSD, a inclusão das bolsas foi chumbada, apenas com o voto contra do Partido Socialista. Hoje haverá jovens e idosos fornenses que continuarão a ter prestações sociais graças mais uma vez à JSD e ao PSD.

4 – Todos sabemos que a conjuntura é difícil. Os Portugueses já compreenderam bem o resultado de 15 anos de Socialismo. O PS prometeu 150 mil novos empregos, a taxa de desemprego subiu para números nunca vistos. A taxa de desemprego jovem já atinge os 23%! O PS prometeu controlar o défice e estamos com uma dívida pública record e as contas públicas estão em absoluto descontrolo. Prometeu crescimento económico e falhou. Percebemos que alguns não queiram falar destes assuntos, assumindo as suas responsabilidades, e prefiram realizar actividades lúdicas para distraírem os seus militantes do mal que o seu próprio partido está a fazer ao país.

Por todo o lado, já se percebeu o resultado de governar por soundbytes apenas pensando no próximo acto eleitoral e ignorando o futuro dos cidadãos. É hora de procurar uma alternativa para o Governo de Portugal. Após 15 anos a criar problemas, é hora de procurar uma alternativa que os resolva. Uma alternativa reformista, com soluções de longo prazo que protejam o nosso futuro enquanto país. Essa alternativa é o PSD. Na nossa história, foi sempre o PSD a ser chamado para resolver as crises mais graves criadas por outros. Mais uma vez, temos consciência do longo e difícil desafio que teremos pela frente. Saberemos estar à altura dos pergaminhos da nossa história colectiva. Podem confiar em nós.

Como dizia Francisco Sá Carneiro,

“A Democracia é difícil e exigente, mas dela não nos demitimos.”


5 – A JSD de Fornos de Algodres aproveita esta quadra natalícia para desejar a todos um Natal Feliz, repleto de Força, Confiança e Esperança!

Nós sempre tivemos e teremos orgulho em dizer: Nós somos de Fornos de Algodres!



Fornos de Algodres, 23 de Dezembro de 2010

A Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata de Fornos de Algodres


O Presidente da Comissão Política da JSD de Fornos de Algodres

Paulo Lopes

4 comentários:

  1. Muitos parabéns pela matéria exposta. Num pequeno resumo, de fácil leitura, são focados os principais pontos e o que verdadeiramente interessa ponderar e discutir para que as coisas evoluam. A Internet é um excelente meio de comunicação e deve ser usada para isso,fazendo com que as pessoas reflictam e procurem perceber o que realmente interessa ao município e ao país, ao contrário da "lavagem de roupa suja" que só interessa aos tacanhos,mesquinhos,aos incultos e aos que não têm nada que fazer!
    O publicado neste comunicado é realmente política na sua génese!
    Paulo Bidarra

    ResponderEliminar
  2. No final de mais um ano a JSD Fornos mostrou que tem estado activa e que está atenta às necessidades de todos. Através de inumeras acções não só a nível do concelho mas também a nível nacional desenvolveu um trabalho ímpar no ambito social. No entanto, mais actividades nos esperam e, com a nova direcção, esperanos um 2011 muito exigente.
    Parabéns a todos e em especial ao Hugo.
    Um Bom Natal.
    Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,
    Antes de mais, agradeço penhoradamente as felicitações pela minha eleição na JSD. Encaro este desafio como uma responsabilidade; ao contrário de outros, não vejo os lugares e os cargos como um fim em si mesmo; desempenhar estas funções só será louvável se tivermos ideias e propostas que lhes dêem sentido. E eu acredito muito no projecto político de que faço parte ao nível da JSD e do PSD. Creio convictamente que só a concretização deste desígnio poderá recolocar o país na rota de desenvolvimento que perdeu há 15 anos atrás.
    É com muito orgulho que digo que comecei a minha vida de intervenção cívica em Fornos de Algodres. Corria o ano de 1996 quando fui eleito presidente da assembleia da Associação de Estudantes da nossa escola. Durante os 5 anos em que mantive esse cargo, tive a oportunidade de conhecer muitos de vós.
    Na JSD, foi também em Fornos de Algodres que comecei. Corria o ano de 2003. Também nesses 4 anos aprendi que na política se podem fazer muitos e bons amigos.
    É, por isso, que vejo com particular regozijo que em Fornos de Algodres ainda há jovens que querem e sabem fazer política sem insultos, sem insinuações, com verdade e sem a cobardia do anonimato, assumindo as suas posições olhos nos olhos.
    Devem continuar a trabalhar e a lutar por aquilo em que acreditam. O povo do nosso concelho sempre soube escolher os melhores, os que se apresentam com ideias claras, os competentes, os capazaes de levar o futuro da nossa terra por diante. Sempre... por Fornos!
    Beijinhos e Abraços a todos.
    Hugo Miranda

    ResponderEliminar
  4. Pouco mais há a acrescentar!

    Nos últimos 15 anos, perdeu-se a grande oportunidade de dar ás novas gerações um futuro melhor.
    Em 1995, quando Cavaco Silva abandonou o cargo de 1ºMinistro, a dívida externa rondava os 0% do PIB, 15 anos depois temos uma dívida externa que ronda os 110% do PIB.
    12 anos, desses 15, fomos liderados por governos socialistas. O balanço não poderia ser mais negativo, além da imensa dívida externa, o défice das contas públicas é estrondoso, o desemprego atingiu máximos históricos, o desemprego jovem é preocupante, e o estado social está insustentável. Tememos olhar para o futuro, porque o presente está a ser desastroso. É certo que não podemos perder tempo a atirar a culpa mesmo a quem a tem, mas os responsáveis pelo (mau) Estado do país têm que ser "punidos", e a forma mais democrática de punição é a ida ás "urnas", no entanto, muitas das vezes, a demagogia e o populismo é o que abrange mais adeptos, infelizmente.
    Os governos socialistas acentuaram a diferença entre o litoral e o interior. É óbvio que para as obras serem feitas é necessário verbas,sendo as receitas próprias dos municípios pequenos do interior muito reduzidas, as transferências do estado deveriam atenuar essa diferença, mas o contrário tem acontecido, e os municípios grandes do litoral têm transferências do estado exponencialmente maiores. Assim torna-se complicado dar aos munícipes do interior as infra-estruturas que os do litoral têm acesso.
    A alternativa não se constrói apenas com "festas" ou outras actividades lúdicas, a alternativa deveria construir-se reivindicando junto do governo central mais e melhores oportunidades para o interior, mas isso não é fácil, e os "job for the boys" são um prato que parece ser bastante apetecível para ser desperdiçado (ironia)...
    O PSD sempre foi o partido que "arrumou a casa" que os outros vieram "desarrumar",e mais uma vez estará à altura das suas responsabilidades,e fará as reformas que o país realmente necessita.
    A nível local continuará o trabalho feito, tendo a esperança que um novo governo olhe com outros olhos para o interior que foi esquecido pelo PS.
    Ao Hugo Miranda, os parabéns pela eleição para a CPN da JSD, e votos de um bom trabalho pelo Interior, pelos jovens portugueses, e por Portugal.

    Podem contar comigo!
    Sempre tive e terei orgulho em dizer: Eu sou de Fornos de Algodres!

    Boas Festas!

    ResponderEliminar