sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Moção “contra a introdução de portagens na A25”

Realizou-se hoje a reunião da Assembleia Municipal de Fornos de Algodres, tendo a bancada do PSD apresentado a moção que abaixo se reproduz e que contou com os votos favoráveis das bacadas do PSD e do CDS, tendo-se registado da parte da bancada do PS 1 abstenção e 7 votos contra.

Moção "contra a introdução de portagens na A25"

Provavelmente, hoje tem lugar a última reunião da Assembleia Municipal de Fornos de Algodres ainda sem portagens na principal via de acesso ao nosso concelho: a “A25”.

Foi no passado dia 22 de Setembro que o Governo, através da publicação de uma resolução do Conselho de Ministros, deliberou “adoptar o princípio da universalidade na implementação do regime de cobrança de taxas de portagem em todas as auto-estradas sem custos para o utilizador… até 15 de Abril de 2011, nos termos de diploma legal a aprovar.”

Com esta resolução, o Governo rasga mais uma das suas promessas eleitorais, e prejudica, mais uma vez, as populações das zonas mais desfavorecidas do interior.

De facto, o modelo das SCUTS – as apelidadas “auto-estradas grátis” – revelou-se um desastre financeiro para o país e, agora, a consequência é desastrosa: como estas estradas foram construídas sobre o traçado dos anteriores itinerários principais, as populações do interior vêem-se agora numa situação em que não terão alternativa senão pagar as taxas exigidas pelo Governo para fazer um percurso pelo qual, durante anos, não tiveram de despender um cêntimo. As pessoas e, sobretudo, as empresas foram tomando as suas decisões de vida e de investimento de acordo com a ideia que durante anos lhes foi vendida e que, ao fim de vários anos, se revelou mais um logro.

Será que o Governo pensou nas consequências que esta medida terá para a criação de emprego e fixação de população no interior? Como poderão as famílias que necessitam de se deslocar diariamente para o seu local de trabalho utilizando estas vias suportar, depois do corte nos salários, depois de sucessivos aumentos de impostos, depois dos aumentos na saúde, nos medicamentos, depois do corte em todas as prestações sociais, mais um golpe no seu orçamento familiar?

E para as Câmaras? Não houve um único ano desde 2005 sem que os municípios vissem o seu orçamento negativamente afectado por medidas do Governo. A única excepção foi no ano anterior às últimas legislativas em que o Governo aumentou as transferências para os municípios em 2,9% para, logo após as eleições, as cortar em 5%. Com a introdução de portagens, as Câmaras não terão capacidade de suportar o custo de manutenção das estradas municipais que sofrerão as consequências de um acréscimo de tráfego para o qual não foram projectadas.

E porque têm de ser sempre os mesmos a suportar o equilíbrio das contas públicas? Porque não faz o Governo o seu trabalho de casa reduzindo a despesa? É a receita das SCUTS que o Governo precisa para colmatar o aumento de despesa em 0,9% que, apesar dos cortes nos salários, se verificou em Janeiro de 2011? A despesa pública corrente primária aumentou entre 2007 e 2010 em mais de 10 mil milhões de euros!!! Não podemos aceitar que tenham de ser sempre os mais desfavorecidos a pagar por toda esta incompetência!

Por outro lado, o princípio da universalidade referido na resolução supra citada apenas seria justo se aplicado à CP, metro de Lisboa, metro do Porto, Carris e outras empresas do sector público que, ano após anos, apresentam défices escandalosos.

Assim, suportada pelos argumentos acima referidos, a Assembleia Municipal de Fornos de Algodres, reunida em sessão ordinária no dia 25 de Fevereiro de 2011, delibera:

1. Exigir do Governo a não introdução de portagens na A25 de forma a não prejudicar ainda mais as populações já tão sacrificadas do interior.

Fornos de Algodres, 25 de Fevereiro de 2011

9 comentários:

  1. Esta vossa postura, mais não representa do que a confissão pública do sentimento de culpa que os persegue e demonstra uma certa coerência histórica: o PSD nunca quis a A23 e a A25 e quando o Governo PS as construiu, sempre exigiu a introdução de portagens. Ao menos assumam. Antes coerência que descaramento.
    MF

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui temos um tema interessante, o PSD disse que ou havia portagens em todas, ou entao nao concordava, entao o governo decidiu portajar todas as SCUT, vem agora o PSD aprovar uma mocao contra as portagens, o PS regional tambem nao concorda com as portagens.
    Caramba vamos la a ver, quem e que leva a melhor neste jogo do rato e do gato!

    ResponderEliminar
  3. Sejam honestos e digam o que realmente se passou com a votação.

    ResponderEliminar
  4. Estimados e anónimos seguidores do blog "Sempre por Fornos",
    Se a votação foi em sentido diferente, façam o favor de nos desmentir. Se a bancada do PS não votou em uníssono, a culpa não é nossa. É um sinal de que há pessoas no PS que pensam pela própria cabeça e não defendem sempre o chefe, mesmo quando está em causa o concelho. Pelo menos, desta vez, não abandonaram a sala, como já aconteceu no passado.
    Se se refere ao facto de o PS ter proposto o adiamento da votação, não é postura que admire. Afinal de contas, quando não se tem opinião, precisa-se de tempo para ir estudar para casa (como fazia o vereador do PS nas reuniões de Câmara no mandato anterior) ou perguntar aos chefes o que se há-de fazer. A bancada do PSD decide na hora e pensa pela sua própria cabeça. Como tal, não precisou de pedir autorização a ninguém para apresentar esta tomada de posição que é a sua.
    Depois, o PS tentou propôr que se retirassem os fundamentos da moção, reduzindo-a ao último parágrafo. Também não admira. Embora não tenham sido capazes de desmentir ou contrariar um único argumento, pretendiam retirar as críticas ao Governo. Ora, todos os argumentos são verdadeiros, por muito que isso custe aos socialistas. Como tal, é bom que sejam divulgados para que as pessoas saibam que ainda há quem as defenda contra aquilo que o PS pretende levar a cabo no país.
    Compreendemos o desconforto dos socialistas. Afinal de contas, depois de uma derrota polítca como aquela que sofreram na última assembleia municipal, ficou mais uma vez a nu a incapacidade do PS para liderar um projecto polítivo no nosso Concelho.
    A política não se faz de fait-divers. Faz-se exprimindo a opinião. E o que fica para a história é que as bancadas do PSD e do CDS foram a favor deste texto e a bancada do PS (quase toda) foi contra.
    Saudações social-democratas.

    ResponderEliminar
  5. Aos 2 primeiros anónimos, verifiquem a resolução que implementa as portagens e leiam com atenção o seu texto e quem o assina.
    E já agora, se o PS é contra as portagens, ainda não foi publicada a portaria que as regula. Ainda está a tempo de colocar um preço razoável. Vamos ver o que faz. Aí é que vamos perceber a razão desta manobra de marketing das agencias de comunicação pagas com o dinheiro dos contribuintes, sob orientação do governo PS, para orientar a opinião pública contra o PSD, tentando culpar o PSD por algo que o PSD nunca votou. Quando o PS publicar a portaria que é de sua exclusiva responsabilidade, vamos ver a razão de tanta retórica socialista.

    ResponderEliminar
  6. O PS é de facto um grande defensor do interior. Basta ver o facto de ter acabado com as ajudas às empresas do interior que paulatinamente escondeu na lei de orçamento.

    ResponderEliminar
  7. Não admira que o PSD esteja a favor das portagens, na A25. É um desejo de muitos anos, ou já se esqueceram que era desejo deles no último governo PSD. Tenham paciência.

    ResponderEliminar
  8. anonimo apartidario, Fornense.

    1 abstençao e 7 votos contra, de pessoas que se preocupam mais em nao contrariar as ideias dos seus "chefes", do que em defender os interesses do povo da sua terra!
    por estas e por outras, e que nunca me regulei por simbolos partidarios... ainda mais num meio tao pequeno, em que toda a gente se conhece, e todos deviam trabalhar em conjunto para um bem comum.
    ps: desculpem a falta de acentos, e afins... preguicite aguda.
    Manuel

    ResponderEliminar
  9. Sr. Manuel, obrigado pelo seu contributo.
    De facto é assim.
    Infelizmente, em Fornos de ALgodres, não temos tido oposição à altura.
    Nunca apresentaram uma ideia, um projecto para Fornos.
    Esquecem-se que as pessoas e os concelhos não se alimentam de má-lingua e de criticas destrutivas. Alimentam-se de soluções.
    Infelizmente, essas soluções apenas têm surgido do PSD no nosso concelho.
    Esperemos que isso se altere no futuro e que possamos ter uma oposição à altura, a bem de Fornos.

    ResponderEliminar