domingo, 20 de fevereiro de 2011

Até Quando?

15 anos e cerca de 133 dias depois do Professor Cavaco Silva ter concluído o seu terceiro mandato (segundo completo), como 1ºMinistro de Portugal, o balanço não poderia ser pior. Portugal teve governos socialistas durante 12 desses 15 anos, com António Guterres que abandonou o seu segundo mandato afirmando que o país se encontrava num “pântano” e, com José Sócrates o 1ºministro das muitas promessas incumpríveis, o 1ºministro com o maior défice das contas públicas de sempre, o 1ºMinistro com o passado e o presente mais dúbio.

O resultado desta “era” não poderia ser mais claro: 25% de jovens desempregados, contas públicas descontroladas (SNS, educação e segurança social com buracos orçamentais assustadores), uma dívida externa elevada com juros insuportáveis etc. E para quê? O crescimento económico é irrisório e o nível de vida continua a ser incomparavelmente baixo em relação aos parceiros europeus. Mas, mesmo assim, sejamos realistas, vivemos acima das nossas possibilidades. Outros problemas (e porventura os mais graves) que o socialismo nos deixa são alguns hábitos que só nos prejudicam, adquirimos o hábito de pensar que tudo é de “borla” e de que tudo nos é devido e o hábito de depender do Estado indefinidamente. Tudo se resume a uma famosa frase da ex-1ª Ministra Britânica Margaret Thatcher: “o socialismo dura até se acabar o dinheiro dos outros. A “torneira” fechou, e agora?

Agora, o governo corta nos salários, aumenta os impostos, corta nas bolsas, alarga as taxas moderadoras, corta nos apoios sociais, aplica reformas curriculares atirando mais professores no Desemprego… (Afinal quem tem a tão temida “agenda neo-liberal”? Afinal quem destrói o tão defendido Estado Social?). Aplicando estes cortes à população portuguesa, qual o exemplo que o governo e o PS nos dão? Renovam a frota de automóveis, adquirem blindados para uma cimeira que só chegam depois, recusam reduzir o nº de deputados, entre outros exemplos.

Reduzir o nº de deputados ou acabar com os Governos Civis é uma “chatice”, já que são menos uns “tachos” para os “boys socialistas”, que acusam de ser mais uma tirada de demagogia e populismo. Sim, porque todos conhecemos todos os deputados que supostamente nos representam (!?), sim porque todos eles conhecem a realidade dos distritos que representam (!?) (ora veja-se o caso do líder parlamentar socialista, eleito pelo nosso distrito e oriundo do distrito do Porto. Quantas vezes intercedeu pelo distrito? Quantas vezes visitou o distrito sem ser em campanha?). Todos eles intervêm sistematicamente no plenário(!?)… CLARO QUE NÃO!!!

As trapalhadas e as medidas ridículas sucedem-se:

. Milhares de pessoas foram impedidas de exercer o direito de voto, por falta de competência do Ministério da Administração Interna, e ainda em relação às eleições segundo o Ministério existem quase 10milhões de eleitores inscritos, por outro lado segundo o Tribunal Constitucional existem pouco mais de 9milhões de eleitores, a que se deve esta clara diferença?

.Agora, os recém-nascidos são obrigados a ter Número de contribuinte, esta medida define claramente o futuro da nova geração: PAGAR… PAGAR… PAGAR…

.Os idosos são obrigados a efectuarem a declaração de IRS pela Internet, ora temos um país super moderno, qualquer dia até os sem-abrigo vão ter direito a um Magalhães, talvez ponham os professores que ficarão desempregados a dar aulas de informática, talvez…

E enquanto isto, uma vereadora da Câmara Municipal de Lisboa tem um assessor sem formação superior que aufere um salário de quase 4000€ mensais, e que recusa devolver à Segurança Social 41000€ auferidos indevidamente para criar o seu próprio posto de trabalho, quando já “trabalhava” na Câmara de Lisboa.

Até quando continuarão impunes?

Até quando o país viverá mergulhado na fantasia, enquanto a realidade é bem dura?

Até quando?

Cumprimentos,

O Secretário-geral da CPS da JSD de Fornos de Algodres

André Braga

13 comentários:

  1. Excelente texto! Na mouche! Parabens!
    Sem dúvida que este Governo já passou de prazo. Chega de Socialismo e, consequentemente de mentiras!

    ResponderEliminar
  2. Olha que a cassete ainda se estraga de tanto a usarem! demagogia e bla-bla pro povo que tem a 4 classe.

    ResponderEliminar
  3. Ate ao dia em quem tivermos novas eleicoes, que eu vaticino para breve!
    Pelo menos o governo do PS, ja anda em campanha eleitoral ha muito tempo!

    ResponderEliminar
  4. Então o Engº Guterres fugiu. O Drº Durão Barroso, não?
    O PSD quer reduzir os deputados?
    Quem forçou ao pagamento de portagens na A25?
    Digam lá, qual a vossa posição, quanto às portagens e o que fizeram junto do vosso partido, para alterar a situação.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo,
    O Eng. Guterres fugiu "do pântano político". O Dr. Barroso foi requisitado para um dos cargos mais importantes do mundo. Há só essa pequena diferença. Ainda assim, a opinião de alguns de que esta saída não deveria ter sucedido é perfeitamente compreensível. Certamente o país não estaria tão mal hoje.
    O PSD pretende reduzir o número de deputados há muito tempo. E o Ministro Lacão também. O resto do PS é que não parece muito pelos ajustes...
    O pagamento de portagens na A25 foi decidido em conselho de ministros e será regulado por portaria da responsabilidade do mesmo Governo. Mas pode consultar a moção apresentada pelo PSD de Fornos de Algodres na respectiva Assembleia Municipal.
    Cumprimentos. Volte sempre.
    A administração do blog

    ResponderEliminar
  6. Ao "anónimo da cassete".
    Infelizmente, a cassete é a realidade por que passam os portugueses hoje em dia, causado pelo pior governo desde o 25 de abril.
    Apenas publicamos o seu comentário para que as pessoas percebam o nível de argumentação e elevação com que alguns fazem política em Fornos. Lamentável.

    ResponderEliminar
  7. Ao "anónimo da cassete" gostava de perguntar se falar do desemprego de 11,1%, do desemprego jovem de 25% e do défice de 2009 de 9,3%, é demagógico? E se falar do fim da crise em 2008 quando ela ainda estava a ganhar forma, é ser mais realista?

    Só sei que se não sente na sua carteira, eu e a maioria dos portugueses sentimos e bastante nas nossas...

    Quanto ao anónimo que deixou as suas perguntas, já lhe foram respondidas anteriormente. Mas gostava de sublinhar que o Eng.Guterres fugiu quando verificou o pântano em que colocou o país, o Dr. Barroso foi convidado para ocupar um dos cargos mais importantes mundialmente, acho que qualquer um ficaria orgulhoso e aceitaria de certeza ocupar tais funções.
    E se já vai no segundo mandato é porque tem tido bom desempenho, porque senão a Alemanha de certeza que não o aguentaria no cargo por muito tempo...

    Cumprimentos
    André Braga

    ResponderEliminar
  8. Lamentável dizem vossas excelências! Lamentável e uma vez mais, ler num blog, supostamente, concelhio, ver o paleio dos dirigentes nacionais do PSD. Que se debata o que nos preocupa a todos nós Fornenses e que não se caia uma vez mais na demagogia que tantos nos entristecesse e que assistimos por esses debates televisivos.Não fosse isso mau, se realmente esses mesmos dirigentes também se preocuparam connosco, agora quando se saem com medidas como a da nova modalidade contratos de trabalho "Contratos orais"...
    Tá mais que visto que este PSD concelhio, só trabalha quando é acusado, caso das portagens, porque a julgar por este post, ideias próprias nem sinal.

    ResponderEliminar
  9. Então o Drº Barroso, não tinha já dado o apoio a outro político Português. Não sabia que para aquele cargo, teria de ser requisitado. Ou é conveniente fazer passar essa idéia.

    ResponderEliminar
  10. Ouvi dizer que a JSD Nacional aprovou uma moção contra as portagens e a JS recusou votar o assunto. É verdade???

    ResponderEliminar
  11. Caros anónimos, agradecemos a participação de todos! Sejam benvindos a este blog!
    Percebemos a sua preocupação com o facto de se falar na política conduzida pelo Governo da Nação. Talvez seja o sentimento de culpa pelo seu sentido de voto. Compreendemos que não lhe interesse falar disso, falar do desemprego record, do défice record, dos impostos record, enfim do falhanço record que este governo socialista se revelou.
    Mas continuaremos a falar. E sabe porquê?
    Porque este governo faz mal ao país. E ao fazer mal ao país, também faz (e muito) mal a Fornos de ALgodres.
    No PSD não enterramos a cabeça na areia, denunciamos o mal que o PS está a fazer ao país! Por muito que isso custe aos Socialistas de Fornos.
    Acredite que para a emagadora maioria dos portugueses, pelo menos para aqueles que não têm cartão do PS e têm de arranjar trabalho no mundo real, é preferível um contrato de trabalho oral em que recebam um rendimento ao fim do mês do que estar no desemprego. Ou acha que as pessoas podem chegar ao fim do mês e viver do paleio do estado social que os Srs. Socialistas verborreiam?
    O PSD concelhio tem obra feita. Sempre foi e, infelizmente, continua a ser a única força política em Fornos de ALgodres com ideias para o Concelho. Dos outros, nunca conhecemos uma linha estratégica para o Concelho. Nem hoje, nem nunca. Ou conhece alguma?
    Volte sempre.
    A administração do blog

    ResponderEliminar
  12. Ao segundo anónimo,
    Percebemos que tem informação privilegiada sobre a eleição do Dr. Barroso para UE.
    Sinta-se livre de as partilhar conosco!

    ResponderEliminar
  13. Ao terceiro anónimo,
    Pois, parece que é verdade.
    As Comissões Políticas Regionais da Guarda, Viseu, Aveiro, castelo Branco e Vila Real colocaram à votãção no último Conselho Nacional da JSD (realizado em Fornos de ALgodres) uma moção que contamos disponibilizar aqui neste blog em breve. Foi unanimemente aprovada.
    A Federação distrital da JS (segundo o Nova Guarda) tentou aprovar uma moção no seu secretariado nacional e não conseguiu.
    Interpretem como quiserem...
    A administração

    ResponderEliminar