quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Balanço de 2010 do Presidente da Câmara de Fornos de Algodres

O melhor de 2010
«O melhor foi a construção do Hotel e o SPA, cujas obras continuam, prevendo-se a inauguração em 2011».«Equilibrámos as finanças da autarquia e estamos a pagar a 15 dias».

O pior
«Os cortes do Governo, que quase inviabilizam qualquer investimento nas autarquias do Interior. Só no Município de Fornos são 500 mil euros/ano. Com estes cortes, o investimento está quase posto de lado e vamos ter que cortar também nalgumas despesas correntes.Se o Governo tivesse em atenção o papel social que cada autarquia desempenha no Interior do País, acho que devia ter feito uma discriminação mais positiva».

Perspectivas para 2011
«Vamos concluir, praticamente, só as obras que estão em execução, uma obra ou outra nova, e vamos aumentar os apoios sociais. Este ano vamos finalmente inaugurar a Central de Camionagem, o que acontecerá muito em breve, e contamos inaugurar também, durante o Verão, a requalificação do edifício escolar do 1º Ciclo, com Pré-Escolar, de Fornos de Algodres, num investimento de cerca de um milhão e duzentos mil euros.Continuam as obras da Biblioteca Municipal, que não serão concluídas este ano porque o Estado não paga. Prevemos acabar a Biblioteca em 2012. Se por acaso o dinheiro do Estado fluir, de modo a que nós consigamos responder aos nossos compromissos, nós acabá-la-emos também em 2011.Em 2010 já aumentámos alguns apoios sociais aos alunos que frequentam as escolas do Concelho, no domínio principalmente da oferta total dos livros do 1º Ciclo, alargámos o leque de pessoas abrangidas por refeições e transportes escolares e queremos, em 2011, reforçar este apoio social, alargando o conceito de pessoas carenciadas».
in Nova Guarda

3 comentários:

  1. Com as poucas receitas que temos, muito se tem feito na nossa terra!
    Esperemos tempos melhores, que com a crise nao seram tao breves, como todos gostariamos.

    ResponderEliminar
  2. anonimo apartidario, Fornense.

    Acho muito sinceramete, que se continua a trabalhar bastante bem em Fornos de Algodres... Coisa que confesso, nao esperava depois de tantas noticias apocalipticas sobre as dividas do concelho!
    mas se me permitirem as perguntas; nao acham a nova Biblioteca um projecto um tanto ou quanto megalomano? ou o edificio ira ter mais serviços associados alem de biblioteca municipal?
    se o edificio tivesse, digamos que metade do tamanho, talvez servisse os mesmos propositos, e talvez ja podesse estar a funcionar em pleno...

    ps: desculpem a falta de acentos e afins... preguicite aguda!

    Manuel

    ResponderEliminar
  3. Sr. Manuel, agradecemos o seu contributo, sempre construtivo.
    De facto, apenas não vê quem não quer.
    A CMFA traçou há muito a sua estratégia para o Concelho.
    Numa primeira fase, aproveitando os fundos de coesão, dotou o concelho de uma cobertura de infra-estruturas inigualável em concelhos da dimensão do nosso, preparando-o para o futuro e, acima de tudo, aproveitando fundos que entretanto acabaram. Talvez não haja no distrito um concelho com a cobertura de saneamento que tem Fornos.
    Este volume de investimento sem par trouxe, pela necessidade de investir a contrapartida nacional complementar aos fundos europeus, a necessidade de encontrar mecanismos financeiros que o possibilitassem.
    E a Câmara de Fornos conseguiu, sem esconder nada, financiar toda a sua dívida junto da Banca, na altura certa. Hoje, a CMFA paga a 15 dias, honra os seus compromissos e tem a situação financeira da Câmara controlada e não deve a fornecedores. A CMFA poderia ter feito como outros que, para não recorrerem aos mecanismos de reestruturação de divida que a lei permite, criam empresas municipais para esconder mais dívidas, não pagam aos fornecedores durante anos, e outros malabarismos. Por outro lado, veja a situação da CM Seia, que não consegue fazer o que fez a CM Fornos porque nenhum banco lhe empresta o dinheiro. Isso, sim é preocupante. Mas sobre isso, os Fornenses que criticam a divida da CMFA não falam. Não lhes convem. Sabe como é...
    Quanto ao projecto da biblioteca, é a sua opinião. Não temos conhecimento do projecto nem das valências que lhe estão associadas. Procuraremos saber.
    O problema da biblioteca é outro: o ministério da cultura assinou um contrato com a CMFA para financiar esta biblioteca e não paga há anos!!! Mais grave, diz que não vai pagar, porque o organismo através do qual o Governo financiou este investimento foi extinto. Enfim, a seriedade a que estamos habituados da parte do governo Sócrates.. Não admira que os juros subam. ninguém acredita em gente desta.

    Esperamos ter ajudado.
    Volte sempre.
    Cumprimentos da administração do blog

    ResponderEliminar