quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Em Fornos de Algodres a reflorestação é uma realidade!




Decorreu hoje na vila de Fornos de Algodres o ínicio da plantação de árvores no seguimento da campanha levada a efeito pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres " Um Serviço Uma Árvore Amiga", cuja finalidade é, por cada serviço efectuado pelo Bombeiros é plantada uma árvore no Município de Fornos de Algodres.


Esta iniciativa contou com os parceiros do projecto: Horto de Campo Grande, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Escola Superior Agrária de Bragança, CAO- Centro de Actividades Ocupacionais para Pessoas com Deficiência, Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres e Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, que durante a tarde de hoje plantaram 300 espécies de árvores ( Bétulas, Cerejeiras, catalpas, ciprestes, castanheiros, carvalhos alvarinhos e americanos e Plátanos).


A jornada de hoje contou com 17 alunos da EB 2,3/S de Fornos de Algodres, 13 elementos do CAO, 5 elementos da Câmara Municipal, 6 bombeiros e 1 elemento do Horto do Campo Grande.


Foi uma tarde de labuta na terra mas que tem um sentido bastante grande para Fornos de Algodres, os Bombeiros comprometem-se a plantar as 5.000 árvores e o primeiro passo já foi dado, agora com o apoio de todos iremos tornar a nossa terra mais verde e mais limpa. Tivemos hoje a oportunidade de ver Bombeiros com pás nas mãos, não a apagar um incêndio mas a plantar uma Árvore Amiga.


As restantes árvores serão plantadas oportunamente ficando a campanha de 2010 encerrada até ao próximo dia 21 de Março de 2011, Dia Internacional da Árvore.

12 comentários:

  1. Mais uma excelente iniciativa, para tornar mais verde e ainda mais bonita, a nossa terra!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com as inciativas feitas com base nos voluntários de Fornos de Algodres.
    Já não posso concordar que os voluntários de Fornos, estejam a servir de base a partidos políticos.
    Façam a publicidade das atividades dos Bombeiros, mas nos meios que estes também possuem.
    Os bombeiros são de todos os sócios e não de uma cor partidária.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo,
    Recebemos no mail deste blog um comunicado dirigido à imprensa. Pelo seu teor, e porque, ao contrário de outros, gostamos de publicitar as coisas boas que se passam em Fornos, em vez de nos limitarmos à má-lingua e ao insulto, decidimos publicá-lo na íntegra.
    Percebo que se sinta incomodado com a gestão actual dos Bombeiros, que dá lucro.
    Decerto terá saudades do tempo em que os Bombeiros viviam da pedincha à Câmara, com prejuízos constantes.
    E nesse tempo não havia cor partidária nos Bombeiros?
    Os bombeiros têm feito um trabalho extraordinário e sem olhar a cores ou credos. Da nossa parte, continuaremos a relevar este grande exemplo, por muito que isso incomode alguns.
    A administração do blog

    ResponderEliminar
  4. Lamento profundamente o comentário do sempreporfornos,que não leva a lado nenhum.Estou de acordo com aquilo que o anónimo disse.Os Bombeiros têem o seu blog para darem notícias.
    Faço a seguinte pergunta:Será que o comunicado enviado à imprensa chegou aos partidos da oposição? Gostaria de ter a confirmação.
    Sou sócio dos Bombeiros e não vivo em Fornos,mas sou fornense.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo,
    Não percebeu a nossa explicação. Provavelmente, não fomos suficientemente explícitos.
    O comunicado dos Bombeiros chegou-nos através de uma pessoa que o reencaminhou. Como sabe, hoje em dia, a proliferação de e-mail é bastante fácil. Nesses "forward's" constantes, chegou à caixa de e-mail de um dos administradores do blog, que decidiu publicar. E bem.
    Esteja descansado. Não houve nenhuma comunicação oficial dos Bombeiros para o PSD... Nem haverá. Só quem não conhece o actual Presidente dos Bombeiros poderá pensar tal coisa. Aliás, basta atentar na foto para perceber que as pessoas que estão naquela foto são simples Fornenses com vontade de ajudar a fazer coisas. Aliás, se os conhecer, perceberá que SEMPRE assim foram, sempre estiveram disponíveis para ajudar, sem segundas intenções.
    Os bombeiros terão os seus canais para dar notícias.
    Mas, como deve compreender, sempre que chega a este blog, ou a algum dos administradores ou alguma das administradoras, uma informação que julguemos relevante, publicá-la-emos, sem complexos.
    Para terminar, recomendamos que preste atenção ao que se passa em algumas instituições Fornenses controlados por pessoas de outro partido. Terá muito mais para criticar, de certeza.
    Cumprimentos.
    A administração do blog

    ResponderEliminar
  6. Já agora gostaria de saber o nome das instituições fornenses referidas,para que assim possa verificar o que se passa.Garanto que criticarei se não estiver de acordo.
    Também lhe quero dizer que conheço muito bem o Presidente dos Bombeiros,e,confio nele.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Tenha a coragem de aqui denunciar as instituições que são controladas por outro partido. Eu tenho que todas as instituições de Fornos são controladas pelo PSD local. Não conheço nenhuma que tenha à frente dirigentes do outro partido. Ajude-me a perceber.

    ResponderEliminar
  8. 99% de pessoas ligadas ao PSD Fornos, porque será?

    ResponderEliminar
  9. Caros anónimos,
    Agradecemos os vossos comentários.
    Já que insistem, olhem para as juntas do PS (para não falar do exemplo mais grave, que ficará para outras núpcias).
    Não nos parece que 99% das pessoas sejam do PSD de Fornos. E mesmo a que são, não estavam naquele evento nessas vestes.
    A diferença, é que essas pessoas participam, fazem coisas úteis pelo concelho.
    Das outras, nada se lhes conhece. Não poderiam aparecer nestas nem noutras fotos.
    Ou já não se lembram da grande capacidade de iniciativa que tinha o clube de caça e pesca quanto era dirigido por um distinto dirigente do PS? Infelizmente, em Fornos há um grupo de pessoas que nunca fez nada pelo concelho, a não ser dizer mal, criticar, lançar insultos e insinuações sobre quem trabalha por Fornos e fez de Fornos aquilo que as pessoas que nos visitam elogiam (oiçam as declarações do Bispo sobre o trabalho social desenvolvido pela Câmara).

    ResponderEliminar
  10. Já não se lembram quando os Bombeiros eram controlados por pessoas do PS?
    Era um festival de prejuizos, sempre na pedincha à Câmara. TODOS os anos precisou de subsidios da Câmara para pagar as contas (uma verdadeira gestão à PS).
    Nessa altura ninguém criticava.

    ResponderEliminar
  11. Os 99% das pessoas, na foto. Porque do eleitorado, estão muito longe e cada vez mais.
    Será que só foram contactadas estas?
    Foram contactados os sócios para ajudar?
    Bem, sabemos como as coisas são feitas em Fornos.
    Repito. Os Bombeiros são dos sócios e não de cores partidárias.
    Já agora onde vão ser plantadas as arvores. Podem descrever os locais?

    ResponderEliminar
  12. Caro anónimo, pode continuar a festejar o afastamento do eleitorado do PSD. Lembro-o apenas que já diziam isso há um ano e entretanto houve uma clarificação. Pode o resultado não lhe ter agradado, mas a democracia é mesmo assim.
    Aconselho-o a dirigir um mail aos bombeiros com todas essas perguntas, completamente despropositadas neste espaço.
    Imagino que o Sr. ou a Sr.ª seja sócio dos Bombeiros e, portanto terá toda a legitimidade de perguntar à direcção que o Sr.º elegeu aquilo que entender.
    Da nossa parte, continuaremos a valorizar as coisas boas que se fazem em Fornos. Mas, como deve calcular, não podemos inventar coisas boas onde não as há e, por isso, é natural que as pessoas que o Sr. gostaria de ver neste espaço não apareçam e continuem a não aparecer pois estarão mais ocupados a fazer intrigas e a dizer mal de quem faz alguma coisa.
    Os nossos cumprimentos.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar