terça-feira, 5 de outubro de 2010

"Resposta ao PSP" no blog da oposição

Agora que já passou o período mais crítico dos Incêndios Florestais, é necessário responder a "este" ou "esta" pessoa, que penso ser residente no Município de Fornos de Algodres, sobre o seu comentário referente ao incêndio de 11 e 12 de Agosto que consumiu uma grande área das freguesias de Fornos de Algodres, Juncais e Vila Soeiros do Chão.
Não respondi na altura a este comentário, porque achei que não devemos fazer comentário político em alturas em que devemos é estar unidos na resolução dos problemas, mas já estamos habituados a estes comportamentos por parte dos "senhores" ou "senhoras" da oposição.
Devo informar que também eu andei no incêndio, mas até às O4h30 do dia 12 de Agosto. Nessa altura, foi servida uma refeição aos bombeiros ( em Juncais ) que se encontravam no teatro de operações hà 24 horas e foi efectuada a rendição de homens e mulheres bombeiros. Quanto ao facto de ter visto o Senhor Presidente da Câmara Municipal ( mas eu penso que também vi a pessoa deste comentário no incêndio, e ele viu-me a mim e garanto que também não estava a fazer nada para apagar o incêndio mas sim junto da população a fazer não sei o que!!!!!!!!!) a percorrer as estradas e a visionar o incêndio, devo esclarecer que estava a desempenhar o seu papel, e bem, pois sem a sua intervenção enérgica e pronta, cerca das 16h30, junto do Comandanta Distrital de Operações de Socorro, não teriamos tido um meio aéreo ligeiro no combate ao incêndio, que na altura lavrava nas freguesias de Fornos de Algodres e Juncais. Quanto aos meios disponibilizados pela Câmara Municipal através do Serviço Municipal de Protecção Civil, que "o" ou "a" não viu, porque não quis ver, informo que o Município de Fornos de Algodres tem em permanente actualização um Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil onde estão vertidos todos os procedimentos e a actuação de todos os agentes de Protecção Civil. Mas é claro que o desconhece e - pior - opina sobre o que desconhece, por isso informo que quem tem que pedir meios é o Comandante de Bombeiros que se encontra no teatro de operações, ou seja, no Posto de Comando do Incêndio Florestal. Mais informmo que foram dados todos os meios solicitados pelo Senhor Comandante. E já agora, para esclarecer, a última viatura a ser desmobilizada foi a cisterna do Município de Fornos de Algodres, que se encontrava estacionada na Ponte de Juncais a abastecer as viaturas de fogo dos Bombeiros de Fornos de Algodres ( pois não tivemos apoio de mais nenhuma corporação em virtude de haver no distrito 7 incêndios da mesma dimensão do nosso ) pelas 23,30 h.
Já agora, deixo um agradecimento à população de Juncais, Vila Soeiro do Chão e Fornos de Algodres e respectivas Juntas de Freguesia, na ajuda que deu aos bombeiros e à protecção civil para que a tragédia que nos assolou não fosse maior.
Estes são os esclarecimentos que entendi por bem prestar a todos para que não haja dúvidas quanto à postura de todos quantos participam na protecção civil de Fornos de Algodres. A todos o nosso BEM-HAJA pela forma pronta e voluntária com que participam.
Para finalizar, devo dizer que enquanto quiserem continuar a caluniar pessoas e instituições da minha terra, terão aqui um fornense pronto para esclarecer e tirar dúvidas, do que for necessário, assim eu saiba do processo porque, caso contrário, prefiro ficar calado e não dizer asneiras.
Álvaro Melo

2 comentários:

  1. Já o referi no blog do ps fornos mas provavelmente por interresse de alguns o post não foi publicado, quero publicamente dizer que o senhor presidente da Junta de Juncais esteve a combater o incêndio junto de mim, inclusivamente era ele que chegava lances de mangueira ao agulheta dado que eu magoei um pé. Sou pela justiça e pela verdade, o que é é e o que não é não é. E o provavel autor do post andava a passear na calada da noite, mas é engraçado que também não o vi a fazer nada.
    Ao contrário de alguns assino o que escrevo.
    Mª Alice

    ResponderEliminar
  2. A resposta foi-lhe dada no blog do PS, assim eles o publiquem.

    ResponderEliminar